Viagem à Arunachala

Informações para viajar para Tiruvannamalai

1. Como chegar

O ideal é pegar um vôo até Chennai (antiga Madras). Para isso, partem vôos de São Paulo (Guarulhos) ou Rio de Janeiro (Tom Jobim) de diversas companhias (Lufthansa, British Airways, South African, Air France, Emirates) que voam da Europa (Frankfurt, Londres, Paris) ou da África (Joannesburgo) e do Oriente (Dubai), até esse destino na Índia.

Chegando em Chennai pode-se pegar um ônibus para Tiruvannamalai, que custa em torno de 2 USD, ou então pegar um táxi, que sai por volta de 50 USD e chega em média em quatro horas, e lhe deixa na porta de pousada/hotel. Para reservar um taxi pode-se enviar um email para: Kumar (kumar@shantionline.com) ou Babu (snbabu2003@yahoo.co.in). Parte do dinheiro da corrida é doado para crianças órfãs da cidade.

2. Dinheiro

Pode-se trocar USD, Euro ou Libras em diversos Cyber Cafés de Tiruvannamalai. Em geral o Shanti Internet é o que tem a melhor cotação. Em média os valores são os seguintes (padrão de fevereiro de 2010):

  • 1 USD = 44 rúpias
  • 1 EURO = 61 rúpias
  • 1 £ = 72 rúpias

Sugiro não trocar muito dinheiro nos aeroportos, onde a cotação é desfavorável.

Em Tiruvannamalai há máquinas ATM para saque de valores.

O maior custo da viagem é efetivamente a passagem (que não sai por menos de R$ 4.000,00), porque lá em Tiruvannamalai os custos são muito pequenos. Para cobrir os gastos com alimentação (três refeições por dia em restaurantes), hospedagem (em guesthouse), transportes, gastos em supermercados e uso diário de internet em cyber cafe (uma hora), gasta-se em média 730 rúpias por dia, sem restrições. Pode-se ter isso como uma média folgada de gastos diários, mas é possível passar com menos.

3. Hospedagem

Em geral há quatro opções de hospedagem em Tiruvannamalai:

  • Pousar no Sri Ramanasraman: é gratuito (doe quanto quiser, se quiser), mas o limite é cinco dias, e é  preciso reservar com bastante antecedência.
  • Guesthouses: é a opção mais abundante e mais barata, custando por volta de 200 a 300 rúpias por dia. As condições são bem precárias: não tem água quente (o que não é realmente um problema, porque lá nunca faz menos de 24º); não têm geladeira nem eletrodomésticos; dependendo do caso, pode não ter pia, chuveiro ou privada ocidental (deve-se pedir essas coisas antes de reservar); em geral tem ventilador de teto; os armários são construídos de alvenaria, e não com madeira.
  • Casas: Para quem vai ficar por um mês ou mais, pode-se alugar uma casa, que tem uma boa infraestrutura (geladeira, fogão, às vezes ar condicionado, cama confortável, etc.) e não sai muito caro, ainda mais se for dividir entre mais de uma pessoa. O que algumas pessoas fazem é alugar uma casa por três mês, que daí sai bem mais barato, e sublocar no período que não vai ficar lá. Em janeiro e fevereiro tem muitos buscadores lá, então isso não seria uma dificuldade.
  • Hotel: há dois ou três hotéis em Tiruvannamalai (infraestrutura de hotéis ocidentais de três estrlas). O preço médio é de 1.800 rúpias por dia.

LISTA DE GUESTHOUSES: Arunachala Ramana Home (opp. to Seshadri Swami) 70, RAMANA NAGAR, CHENGAM ROAD – TIRUVANNAMALAI – 606 603. O nome do dono é A.SatishKumar e o e-mail é arhome_sathish@yahoo.com. Price Range: 200 RS Hill View Residency Phone: (91) 9442712441 A/c & non A/c Rooms Price range: 300.00 RS and up Shankar Guest House Phone: (91) 9443487960 Very basic Price range: 150.00 –200.00 RS (mention Siva’s name and that you are with Mooji’s group, to get this price) Siva Sannidhi Phone: (91 – 4175) 236972 or cell: 9790178589 No quoted price – ask when you call Mountain Breeze Guest House Phone: (91 – 4175) 238711 3 separate buildings and facilities Price Range:  250.00 and up Sri Arunachala way Phone: (91 – 4175) 238591, mobile: (91) 9443423328 A few new rooms Price range: 500 RS and up.mention shiva name from mooji group. HOTEL: Arunai Anantha Hotel Phone: (91 – 4175) 237275, 238726,238727 A/C, hot water, swimming pool Price range: 1500.00 RS and up

4. Alimentação

Há vários restaurantes que servem comida ocidental, e o preço de uma boa refeição varia de 100 a 250. O nome de alguns deles: Auro Usha; Tasty; Amman Rooftop; Ramana Rishi Garden Restaurant.

Para quem quer comer a comida local o valor de um almoço é em torno de 20 a 50 rúpias. Caso alguém tenha problemas devido à comida local, as farmácias da cidade têm remédios específicos.

5. Transporte

Tiruvannamalai é uma cidade pequena, e praticamente pode-se ir a qualquer um dos pontos principais caminhando. Por outro lado, é possível alugar uma bicicleta (em torno de 20 rúpias por dia) ou uma motocicleta (preços variam de acordo com o modelo, mas o preço médio é em torno de 100 rúpias), em geral nos Cyber Café ou nas Guesthouse/Hotéis.

Fora isso, o transporte na cidade pode-se dar por Rickshaw, devendo-se combinar antes o preço para não ser abusado. Pode-se sempre pechinchar e o primeiro valor indicado pelo motorista quase sempre é um pouco acima do padrão.

O serviço de reserva e compra de passagens de ônibus, trem e avião, dentro da Índia pode ser feito em diversas salas de internet. Sugiro o Shanti Internet ou o Babu Internet.

6. Compras

Os livros do Ramana Maharshi e relacionados estão todos à venda na loja do próprio Sri Ramanasramam, a preços muito baratos (de 20 a 200 rúpias). Lá você também encontra fotos, DVDs, CDs e outros acessórios, relacionados ao Ramana Maharshi.

Para comprar livros de outros assuntos o lugar com o maior volume é o Bhagavan Arts, na frente do Ramanasramam. Contudo, em outras lojinhas também se encontra livros, daí em geral usados.

Na rua principal de Tiruvannamalai há várias lojinhas, e você pode encontrar estátuas, pinturas, roupas, objetos para casa, etc. Aqui, novamente, vale a regra da pechincha.

A maioria das lojas aceita pagamento por cartão de crédito.

7. Lugares para visitar

É a nossa experiência – e a de centenas de pessoas que já visitaram Tiruvannamalai – que estar em proximidade a Arunachala é um grande catalizador para o nosso despertar espiritual. Além da possibilidade de passar tempo em Arunachala e no Sri Ramanasramam, há os Satsangs abertos com Mooji, que acontecem desde início de janeiro até meados de fevereiro, todos os anos, cinco dias por semana. Há, também, dezenas de templos e asrams na área, dos quais relacionamos alguns dos mais conhecidos:

Veja aqui um pequeno mapa dos principais pontos na vizinhança do Sri Ramanasramam.

8. Outras dicas

  • Muito cuidado com o trânsito. Os motoristas indianos não usam espelhos, apenas buzinas.
  • Sempre conferir os lacres das bebidas antes de comprar. Se não estiver lacrado, não compre.
  • Levar: repelentes de mosquitos; lanterna; protetor solar; almofada de meditação própria (se tiver); toalhas e roupa de cama (se for ficar em Guesthouse).
  • Há serviços disponíveis para quem quiser lavar e passar roupas. O preço em geral é de 10-15 rúpias por peça.
  • Nos restaurantes é mais seguro sempre dar preferência para comidas quentes, por questões de higiene, ou pedir para esquentar mais.
  • Site do consulado Indiano: http://www.indiaconsulate.org.br/
  • Site de turismo em Tiruvannamalai: http://tiruvannamalai.yogiramsuratkumar.net/Tiruvannamalai_Travel_Guide.html

******************************************************************************

Virtual Media Design