Arunachala

Oh Arunachala, tu extingues o ego daqueles que meditam em Ti no Coração!

– Sri Ramana Maharshi –


Existe uma longa tradição no sul da Índia que entende e trata a montanha Arunachala como um local sagrado de peregrinação e, mais do que isso, como a forma física do próprio deus Shiva. Há inúmeras passagens em textos sagrados neste sentido, bem como relatos de monges e mestres que lá viveram e se iluminaram, além de inúmeros relatos de milagres que ocorreram àqueles que rogaram pela graça e intervenção de Arunachala.

Uma pesquisa geológica feita no século passado demonstrou que Arunachala é uma das mais antigas, senão a mais antiga, formação rochosa do mundo.

Ramana Maharshi amava Arunachala mais do que tudo, tratando-a como seu Guru. Ele aconselhava fortemente a prática de circundar a montanha ou subir ao seu topo, bem como falava do poder que estava presente na sua proximidade. Todos os seus discípulos, inclusive o Papaji, reconheciam e louvávam o poder de Arunachala como uma encarnação divina. Para eles e para o Bhagavan, Arunachala é o local mais sagrado da terra, o melhor lugar para aqueles que buscam a verdade.

Tudo isso soa muito estranho e um tanto surreal para os olhos de um ocidental, com certeza. Compartilhando um testemunho pessoal, eu mesmo – muito embora houvesse lido muito a respeito e “acreditasse” nas palavras dos mestres – era de certa forma cético a respeito do “poder de Arunachala”, ou de sua “divindade/sacralidade”. Entretanto, quando visitei Tiruvannamalai e passei vários dias vivendo perto de Arunachala, também fazendo a prática de subir no seu topo e circular a montanha, eu SENTI claramente o seu poder. Foi algo que vivenciei, experimentei, e agora sinto que Arunachala está guiando minha vida e caminho, e que sua Graça está sempre presente, tomando conta de tudo. Hoje para mim o poder de Arunachala é um fato incontestável.

Os gurus que tiveram uma ligação especial com Arunachala aconselham a todos que se puderem visitem Arunachala. Ao mesmo tempo foi escrito em um antigo texto dedicado à montanha que: Apenas aqueles que são chamados por Shiva chegarão à Arunachala.

Abaixo compartilho alguns versos que traduzi que demonstram o significado de Arunachala para Sri Ramana. Material extra sobre o assunto também pode ser encontrado aqui: Five Hymns to Arunachala & The Power of Arunachala – Michael James (Arunachala), ambos de Michael James.

Mais informações sobre Arunachala: http://www.arunachalasamudra.org/index1.html (poemas, santos famosos que viveram em Arunachala, informações turísticas, livros à venda, etc.),  http://www.arunachala-live.com/_index.html (vídeo real time de Arunachala) e http://arunachala-live.com/wordpress/.

************************


Escute! É uma montanha insenciente! Suas ações são misteriosas, além da compreensão humana.

Ofuscante Sol que engole todo o universo em Teus raios, abri o lótus de meu Coração, eu suplico, Oh Arunachala!

Quando eu tomei refúgio em Ti como meu único Deus, Tu de fato destrui-me [enquanto ego] completamente, Oh Arunachala!

Como a neve na água, deixe-me derreter como amor em Ti, que é o próprio amor, Oh Arunachala!

Um pássaro que lança vôo da terra e paira no céu não acha lugar de descanso no ar, mas deve retornar ao solo. Dessa forma devem todos retroceder em seus passos e, quando a alma encontrar o caminho de volta à fonte, ela mergulhará em Ti, Oh Arunachala, oceano de bem-aventurança.



*****************************************

Você já foi à Arunachala?

View Results

Carregando ... Carregando ...

Virtual Media Design